As principais características do processo de Coaching são:
-
Foco: nas ações presentes para a construção de seu futuro desejado.
-
Ação: agir de maneira consistente e inteligente. É por meio das ações que os resultados são gerados.
-
Resultados rápidos: o processo de coaching gera uma maior velocidade na realização de seus objetivos.
-
Melhoria contínua: o processo de coaching gera autonomia e te prepara a assumir o controle de todas as áreas de sua vida.
O coachee se encontra no Ponto A (situação atual) e deseja atingir o Ponto B (situação desejada). Para obter sucesso nesta empreitada, o coach irá trabalhar para:
-
Definir uma direção.
-
Definir um plano (composto por uma rota de etapas, estratégias de recursos e objetivos bem formulados).
-
Adicionar os recursos necessários para conquistar as metas e eliminar possíveis obstáculos ou limitações.
-
Analisar a congruência e os aspectos éticos.
-
Avaliar impactos ou riscos.
Indicado para pessoas que desejam:
- Foco na solução e não no problema;
- Motivação para criar ou enfrentar novos desafios;
- Autoconhecimento, além de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional;
- Expandir a consciência, quebrar paradigmas, mudar comportamentos e controlar emoções;
- Conhecer e desenvolver seus pontos fortes, talentos e habilidades;
- Descobrir suas paixões, propósitos e os valores que norteiam suas vidas;
- Mais autoestima, autoconfiança e determinação;
- Equilíbrio na vida pessoal e profissional;
- Novas conquistas, sucesso, prazer e plenitude em suas vidas.
O que não é COACHING?
- Coaching não é Consultoria: Consultor é um especialista em determinada área, contratado para dar recomendações e apontar soluções.
- Coaching não é Mentoring: Mentor é geralmente um gerente, diretor ou supervisor que se vale de sua experiência para aconselhar funcionários mais jovens e com menos experiência, em uma relação semelhante a de professor e aluno.
- Coaching não é Autoajuda: A autoajuda não constitui um corpo consolidado e cientificamente validado de conhecimento e prática. O rótulo de autoajuda costuma ser aplicado a autores com diferentes backgrounds e formação, que desenvolvem suas próprias “fórmulas” por meio das quais, supostamente, os indivíduos irão atingir determinados fins - por exemplo: enriquecer, ter sucesso, ser mais feliz, viver melhor etc.
- Coaching não é Terapia: No processo terapêutico, principalmente nas abordagens mais tradicionais, é comum focar no passado e investigar as causas dos problemas apresentados pelos clientes. Os resultados do processo não são específicos e nem mensuráveis.
Ao contrário dos processos citados acima, o Coach não dá conselhos, não fornece soluções e não estabelece uma relação de mentor com seus clientes. O Coach desenvolve um processo – o coaching – com técnicas e ferramentas baseadas em uma metodologia específica e validada, que leva o coachee a encontrar e implementar suas próprias soluções. Todo o trabalho do Coach é focado no futuro.
Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que visa a aumentar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um indivíduo, por meio de técnicas e ferramentas cientificamente validadas.
O objetivo do coaching é ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos e objetivos, assim como melhorar seu desempenho pessoal e profissional.
O processo de Coaching é baseado em uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.
Através da aplicação de técnicas de distintas áreas do conhecimento humano, como a psicologia positiva, programação neurolinguística, administração de negócios, liderança, ciências do comportamento, física quântica, mundo dos esportes, filosofia e desenvolvimento humano; o Coaching vai levar você a ter novos entendimentos e opções, capacitando-o a assumir o comando da sua vida e elevar seu nível de conquistas.